Seja bem-vindo ao delicioso mundo do Ayurveda – a ciência da vida saudável!
top of page

Seja bem-vindo ao delicioso mundo do Ayurveda – a ciência da vida saudável!

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Seja bem-vindo ao delicioso mundo do Ayurveda – a ciência da vida saudável!


Você nunca ouviu falar em Ayurveda? Então, este é o seu primeiro passo no caminho do equilíbrio, da saúde e do bem estar. E o portalveda.com vai te dar algumas informações, que serão bem importantes para uma boa compreensão deste sistema, que pode ser encarado como um “bom estilo de vida”.


A partir de agora, você vai ler e escutar muito algumas palavrinhas, que determinam a base do Ayurveda: Ojas, Tejas, Prana, Dosha, Vata, Pitta e Kapha.


Vamos começar pela palavra Dosha: é a caracterização do perfil biológico de cada indivíduo através das combinações dos cinco elementos fundamentais do Ayurveda: ar, éter, fogo, água e terra. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha – e todos nós temos estes três doshas agindo no nosso corpo determinando muito da personalidade, aparência física e a saúde de cada um de nós. Quando adoecemos, é sinal que existe um desequilíbrio dos doshas. Aliás, em Sânscrito, dosha significa exatamente: desequilíbrio.


Dosha Vata: regido por ar e éter.

Dosha Pitta: regido por fogo e água.

Dosha Kapha: regido por terra e água.


Conforme já vimos, o Ayurveda busca a saúde através do equilíbrio dos nossos doshas, e por isso, vamos falar agora de Ojas, Tejas e Prana.


Ojas é a pura essência do dosha kapha e do elemento água. Está ligado à vitalidade, imunidade e rejuvenescimento. É a energia vital protetora. Biologicamente, ojas é uma substância que inclui a albumina, a globulina e vários hormônios. Ojas nutre e lubrifica o sistema nervoso.


Tejas é a pura essência do dosha Pitta, e do elemento fogo. É o princípio da luz e do calor, é a energia solar. Tejas está relacionado com a digestão e transformação de tudo aquilo que tomamos e experimentamos. Isto inclui comida, líquidos, pensamentos, ações, emoções e tudo o que abrange a nossa vida humana. Tejas é a essência do fogo digestivo, que se manifesta fisicamente como enzimas, hormônios e aminoácidos, todos eles governando o metabolismo celular.


Prana é a pura essência do dosha Vata, e do elemento éter. É a energia biológica. Governa a respiração, a oxigenação, a circulação e todas as funções motoras e sensoriais. Significa movimento, que circula através de ar e de éter. No Ayurveda aprendemos que a respiração é repleta de vida, entusiasmo, inspiração e criatividade.


Neste nosso “Primeiro Passo”, vimos que para o Ayurveda, uma pessoa goza de boa saúde quando os três doshas (vata, pitta e kapha) estão em perfeito equilíbrio. Vimos que os elementos que compõe os doshas são: éter, ar, água, terra e fogo, e aprendemos que a energia sutil do dosha kapha é chamada de ojas, do dosha pitta: tejas e do dosha vata: prana.


Agende uma consulta com o Dr. Danilo


Entre em contato por meio dos telefones:

  • Márcia (62) 8552 - 7376

  • Verena (14) 9 9611 - 1812

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page