top of page

Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais

Garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. Esse é o objetivo da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.


Até o final de 2016, mais de três mil unidades de saúde, de 900 municípios, ofertavam produtos fitoterápicos e plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 12 mil pessoas são beneficiadas, por ano, com o uso de medicamentos fitoterápicos industrializados, fitoterápicos manipulados, drogas vegetais e planta medicinal fresca.


O SUS oferta doze medicamentos fitoterápicos à população. Eles são indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.


Links úteis:

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-de-fitoterapico-e-plantas-medicinais


https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_fitoterapicos.pdf


http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf


https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=3262:programa-nacional-de-plantas-medicinais-e-fitoterapicos-2&Itemid=838


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo