Vrishya Gutika, ou “tabletes afrodisíacos”
top of page

Vrishya Gutika, ou “tabletes afrodisíacos”

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Ingredientes

300 g Ghee (manteiga clarificada)

1500 ml de Chá de Bala (Malva branca)

(Leve ao fogo para ferver até que sobre apenas os 300g de Ghee - já medicado pelo Suco de Bala)


Adicionar ao ghee medicado e misturar vigorosamente:

150 g Açúcar mascavo

90 g Canela

50 g pimenta do reino

150 g Mel

150 g Melado de cana (opcional)

100 g Gengibre

40 g noz moscada

100 g Kapikachhu (Mucuna pruriens)

(prepare grandes pílulas, tipo jurubeba, ou tabletes -tipo cápsulas grandes – e leve ao forno para secar um pouquinho)

Posologia: 1 tablete, 2 vezes ao dia


Informações nutricionais sobre alguns destes ingredientes:

Considerado o ouro líquido do Ayurveda, o Ghee é um tipo de manteiga clarificada muito especial, apreciada por seu sabor, por seus benefícios nutricionais e qualidades medicinais. O Ayurveda, a antiga ciência médica da Índia, reconhece o ghee como uma parte essencial de uma dieta equilibrada, e considera ser a melhor gordura que podemos ingerir.


Possui propriedades terapêuticas importantes como auxílio no equilíbrio do Agni – fogo digestivo – a combater inflamações gastrointestinais e úlceras. Ainda, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, o tratamento de problemas nos pulmões, a otimização da memória e a purificação dos canais e condutos do organismo.


A Bala, ou Sida cordifolia, também conhecida no Brasil como Malva branca, atinge cerca de um metro de altura, e as folhas têm formato de coração. As pequenas flores são amareladas ou esbranquiçadas. Bala, em sânscrito, significa força vigor e vitalidade. O chá de Bala é um depurador do sangue, promotor do tecido muscular, estimulante da vitalidade e é indicado para os casos de fadiga. Já o óleo medicado com malva branca é muito usado nas desordens do Dosha Vata: dores, reumatismos e edemas. Internamente, pode ser usado em uma decocção com leite para distúrbios do sistema nervoso (Vata) e como Rasayana (rejuvenescedor), nutridor e estimulante do coração.


A Kapikachhu, Feijão Mucuna ou Mucuna Pruriens é bastante usada para combater a Oligospermia (baixa contagem de espermatozóides). É uma trepadeira tropical, muito comum na África, Caraíbas e Índia, pertencente à família das leguminosas com conhecidas propriedades medicinais. Tem sido ancestralmente usada pelo Ayurveda para aumentar a contagem de espermatozóides e também como afrodisíaco. A planta é igualmente benéfica para o sistema nervoso. Pesquisas levadas a cabo pela Harrison School of Pharmacy, Auburn, Alabama, concluíram ser a planta muito eficaz no suporte da função neurotransmissora, baseados na sua capacidade antioxidante.


É muito legal conhecer sobre os alimentos, né? E muito bom também saber que podemos melhorar a nossa saúde e nossa vitalidade com ingredientes naturais e o laboratório pode ser a nossa cozinha! Siga a gente no portalveda.com e você vai perceber que cuidar da saúde é muito melhor, e mais divertido, que tratar as doenças.



110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MINGAU!

bottom of page