VYADHIKSHAMATVAM – A imunidade natural do organismo
top of page

VYADHIKSHAMATVAM – A imunidade natural do organismo

Atualizado: 29 de jan. de 2021

Proteger a saúde, fortalecer o sistema imunológico e combater os agentes causadores dos distúrbios do nosso corpo, antes que se tornem as doenças propriamente ditas. Este é o princípio mais importante do Ayurveda.

Portanto, no Ayurveda, imunidade é a palavra chave para a manutenção da nossa saúde - como já preconizava o médico indiano Acharya Charaka, por volta do ano 600 a. C. - a quem se atribui a autoria de um dos mais importantes textos da medicina indiana. (Acharya, em sânscrito, quer dizer respeitável guru, sábio, especialista).


O conceito moderno sobre moduladores da imunidade foi descrito na literatura antiga por vários autores do Ayurveda, a milhares de anos atrás.O Ayurveda afirma que em cada pessoa a imunidade está presente desde o nascimento e, em certa medida, é dada ao recém-nascido através da alimentação das mães. É por isso que a amamentação para recém-nascidos é tão importante!

Se o poder do corpo para combater a doença estiver enfraquecido, várias enfermidades podem ocorrer, sejam elas infecciosas (vírus, bactérias, fungos, etc) ou inflamatórias e até auto inflamatórias. Por outro lado, se o sistema imunológico estiver forte e ativo, é muito maior a chance do organismo permanecer saudável, mesmo diante das ameaças de natureza biológica, química ou física.

Nesse caso, a doença tende a não se instalar ou se manifestará de forma mais branda. Na atmosfera há inúmeros microrganismos que entram em nosso corpo através do trato respiratório – pelo ar. Nosso sangue tem uma capacidade inata para combater esses microrganismos e a tarefa da imunidade é manter o corpo livre das doenças produzidas pela ação desses agentes. Este poder natural do corpo é conhecido como Vyadhikshamatva, ou imunidade natural do corpo.


A Fitoterapia científica atual tem produzido pesquisas que evidenciam o valor de diversas espécies de plantas medicinais enquanto promotoras, tônicas, moduladoras e estimulantes do sistema imunológico, que são altamente eficientes na otimização das funções de defesa do organismo contra as mais diversas ameaças que afligem a humanidade, especialmente as de natureza infecciosa.


No nosso corpo, os leucócitos presentes no sangue têm a capacidade de combater os microrganismos e suas toxinas. Conhecidas como células brancas do sangue, os leucócitos realizam o processo conhecido como fagocitose, que consiste literalmente em “comer” os invasores e digeri-los, passando a identifica-los mais rapidamente nos próximos contatos. O mecanismo de fagocitose é uma das principais funções da imunidade para manter o corpo livre de várias doenças, especialmente as de natureza infecciosa.


O sistema imunológico é uma rede interativa de órgãos linfoides, células, fatores neuro-hormonais e anticorpos. A função essencial do sistema imunológico na defesa do organismo é bem ilustrada quando dá errado: situações de baixa atividade imunológica, podem resultar em infecções graves e até em tumores relacionados à imunodeficiência; por outro lado, uma atividade excessiva e desequilibrada pode culminar em doenças alérgicas e autoimunes.


Uma dieta nutritiva e equilibrada, respirar ar puro e ter um estilo de vida saudável são essenciais para se desenvolver uma boa digestão e um metabolismo ativo, condição fundamental para a realização da principal função do sistema imunológico: manter o corpo livre de doenças. Pela mesma razão, as pessoas que têm hábitos alimentares e estilo de vida insalubres, estarão mais suscetíveis ao adoecimento.


Este artigo é de autoria do Dr. Danilo Maciel Carneiro e é um trecho do ebook IMUNIDADE PODEROSA - As dezoitos plantas mais imunizantes.


Agende uma consulta com o Dr. Danilo


Entre em contato por meio dos telefones:

  • Márcia (62) 8552 - 7376

  • Verena (14) 9 9611 - 1812

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page