Pé de moleque
top of page

Pé de moleque

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Quando a gente fica em casa, neste tempo friozinho... de repente, bate aquela vontade de um doce. Mas, e aí, será que pode? A Dra. Verena Farha Carneiro, do nosso portalveda.com preparou pra você, uma receita rápida e deliciosa de um doce, que é o queridinho dos brasileiros: o pé-de-moleque. Ah, e esse aqui, se degustado com moderação, pode sim!


Trata-se de um pé-de-moleque saudável, preparado com rapadura e amendoim.


A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.


Já o amendoim é uma fruta oleaginosa da mesma família das castanhas, das nozes e das avelãs, sendo rico em gorduras boas como o ômega-3 que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração.


O que é necessário?


500g de amendoins torrados e descascados

1kg de rapadura pura

150ml de leite

2 colheres (sopa) cheia de Ghee (manteiga clarificada)


* A manteiga ghee é mais concentrada em gorduras boas. É saudável, pois não contém sal, lactose e nem caseína, e não precisa ser guardada na geladeira.


Dica da Dra. Verena para os veganos: “vocês podem usar o leite de coco, ou outro leite vegetal. Pode até ser o leite do próprio amendoim. A manteiga ghee, também pode ser substituída pela gordura de coco”.


Vamos para o fogão?


Em uma panela, derreta a rapadura com o leite, em fogo baixo, até chegar ao ponto de uma balinha (teste na água).


Desligue o fogo e misture as 2 colheres (sopa) de ghee. Mexa bem e acrescente o amendoim torrado. Continue mexendo por mais ou menos 10 minutos até engrossar, e esfriar a mistura.


Em um tabuleiro untado com ghee, deposite pequenas porções do doce, com o auxílio de uma colher. Agora, é só esperar que esfrie, e fique em ponto de pé-de-moleque!

Fica super nutritivo e saboroso!


Uma boa dica é comer este docinho, logo após uma grande refeição como o almoço, de preferência que inclua salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.

Esta mistura de rapadura com amendoins é uma excelente fonte de energia, ácido fólico, proteína e aminoácidos, além de contribuir com a saúde do estômago, facilitar a circulação sanguínea e auxiliar na remoção das toxinas do nosso corpo. Para quem sofre com problemas de anemia e falta de cálcio (ossos e dentes), este é “um doce remédio”!

Divirta-se! Ah, e escreva pra gente contando se gostou da nossa receita.


Atenção: se você tem diabetes, colesterol alto ou doenças renais, este doce não é recomendado para você. Veja neste outro post uma receita de , um docinho delicioso que você poderá consumir em pequeninas porções.




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MINGAU!

bottom of page