Consolidado: orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde (Brasil) e Ministério Ayush (Índia)

Atualizado: Jan 27

Medidas Ayurvédicas de autocuidado para impulsionar a Imunidade durante a crise do COVID-19.

Na esteira do surto de COVID 19, toda a humanidade em todo o mundo está sofrendo. O aprimoramento do sistema de defesa natural do corpo (imunidade) desempenha um papel importante na manutenção da saúde ideal. Todos sabemos que a prevenção é melhor do que a cura. Embora não haja, até o momento, nenhum medicamento específico para o COVID-19, a partir de agora será importante tomar medidas preventivas que aumentam nossa imunidade individual e social, de forma geral, bem como adotar medidas de higiene pessoal, coletiva e ambiental, ao lado de condutas quanto à mobilidade social.


O Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Secretaria Atenção Primaria à Saúde (SAPS) vem lançando regularmente o Protocolo de Manejo Clinico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primaria à Saúde, que no mês de Março de 2020 está na Versão 5, considerando que o protocolo especifico para os cenários de transmissão comunitária será atualizado sempre que necessário. Fiquemos atentos às novas versões. Apresentaremos aqui as melhores e mais recentes evidencias que foram utilizadas na redação do documento do Ministério da Saúde, lembrando que, dada a dinâmica da epidemia e da produção de conhecimento associada a ela, as informações podem sofrer alterações conforme avance o conhecimento sobre a doença (1)


O Ayurveda, sendo a Ciência da Vida, propaga os dons da natureza na manutenção de uma vida saudável e feliz. A extensa base de conhecimento de Ayurveda sobre cuidados preventivos deriva dos conceitos de regimes diários e regimes sazonais para manter uma vida saudável. Vale ressaltar também que o Ayurveda é uma ciência baseada fundamentalmente nas plantas, tanto as alimentares quanto as medicinais. A simplicidade da consciência sobre si mesmo e a harmonia que cada indivíduo pode alcançar, aumentando e mantendo sua imunidade é enfatizada nas escrituras clássicas de Ayurveda.


O Ministério da AYUSH recomenda as algumas importantes diretrizes de autocuidado para medidas preventivas de saúde e aumento da imunidade com referência especial à saúde respiratória. Estes são apoiados pela literatura ayurvedica e publicações científicas. (2)


Medidas Gerais Preventivas

  1. Siga as orientações dos órgãos oficiais sobre higiene pessoal (banhos, lavar as mãos, usar álcool gel, cuidados com as roupas e sapatos, etc).

  2. Siga as orientações oficiais sobre mobilidade social, cuidados com os movimentos fora de casa em situações de necessidade (uso de máscaras sempre que sair de casa, uso de luvas sempre que for tocar em coisas públicas, manter distanciamento de 2 metros, evitar contato físico, etc.)

  3. Evite a todo custo as aglomerações de pessoas.

  4. Sigas as orientações atualizadas sobre isolamento domiciliar, fique em casa o máximo de tempo que puder.

  5. Beba pelo menos 2,5 litros de água ao dia e várias vezes tome chás caseiros e água morna aromatizada durante o dia.

  6. Pratique diariamente as técnicas de exercícios físicos em casa, incluindo Pilates, Yoga (asanas), Pranayama, exercícios de solo, alongamentos e etc., pelo menos por 3 minutos durante o dia.

  7. Pratique métodos de relaxamento, meditação e orações, leituras edificantes ou voltadas para o equilíbrio, mental, emocional e espiritual, por pelo menos 30 minutos por dia.

  8. Evite assistir a programas de TV ou redes sociais que sejam sensacionalistas e geradores de pânico e insegurança. Eles não te ajudam em nada e causam instabilidade emocional.

  9. Frequentes comunidades virtuais, grupos e redes sociais que divulguem práticas saudáveis, mensagens positivas, vídeos inspiradores e programas de desenvolvimento pessoal e espiritual, de acordo com a sua filosofia de vida e suas crenças pessoais. O Ministério AYUSH tem divulgado por meio das campanhas em redes sociais #YOGAatHome #StayHome #StaySafe

  10. Alimente-se bem, da forma mais saudável possível, evitando entrar na compulsão alimentar ou anorexia típicas dos períodos de estresses.

  11. Use em abundância especiarias como a cúrcuma (açafrão-da-terra), o cominho, o coentro e o alho, recomendados no cozimento dos alimentos.

  12. Procure descansar e relaxar; guarde energia para a imunidade.

Medidas Ayurvedicas Promotoras da Imunidade em Geral

1. Se possível, se produtos feitos com alimentos super nutrientes à base de frutas desidratadas em geral; se puder, use uvas passas, tâmaras, goji berry; castanhas em geral são energizantes, podendo ser suas castanhas regionais, coco da Bahia e cocos regionais, baru, amêndoas; manteiga de garrafa, manteiga caseira sem sal; use a manteiga Ghee se possível; mel, rapadura, melado e ervas tônicas e imunizantes gerais.


Pessoas diabéticas devem evitar o mel e produtos com açúcar

2. Hidrate-se bem e beba chás de ervas, tais como Alfavaca, Canela, Pimenta- do-reino, gengibre fresco, gengibre seco, sabugueiro, cravo-de-defunto, anis estrelado, erva doce e uvas passas. Tomar pelo menos 300 ml ao dia, divididos em duas vezes ao dia, podendo adoçar com mel ao servir, ou rapadura ou açúcar mascavo (se necessário), e algumas gotas de limão para saborizar.

3. Você pode usar o famoso Leite Dourado do Ayurveda, que consiste em colocar meia colher das de chá do pó de Cúrcuma (Açafrão-da-terra) em 150 ml de leite integral (orgânico se possível) e tomar quente, uma a duas vezes ao dia.


Procedimentos Ayurvedicos Simples para o dia a dia.

  1. Aplicação nasal - Aplique óleo de gergelim / óleo de coco / óleos regionais ou manteigas, Ghee em ambas as narinas de manhã e à noite.

  2. Bochecho com óleo – Coloque na boca 1 colher das de sopa cheia do óleo de gergelim ou óleo de coco. Não beba, segure na boca, bochechando suavemente por 2 a 3 minutos e cuspa-o; em seguida enxague a boca com água morna. Isso pode ser feito 2 vezes por dia.

Durante sintomas leves / tosse seca / dor de garganta inespecífica

  1. Além de manter os cuidados acima, reforçar a hidratação, o repouso e a boa alimentação, além de redobrar os cuidados com a imunidade.

  2. Entre em contato por via telefônica com as Equipes de Saúde da Família ou equipes de atenção primária para comunicar e permitir o acompanhamento e monitoramento da sua evolução.

  3. Siga as orientações dadas pelas equipes de monitoramento.

  4. A inalação de vapor com folhas frescas de Hortelã ou frutos secos do Anis estrelado ou sementes de Erva Doce pode ser praticada uma vez por dia.

  5. O pó de Cravo-da-Índia misturado com açúcar mascavo / mel pode ser tomado 2 a 3 vezes por dia em caso de tosse ou irritação na garganta.

  6. Essas medidas geralmente aliviam a tosse seca normal e dor de garganta. No entanto, é melhor consultar os médicos que prestam serviços governamentais via telefone (ou online), casos esses sintomas persistam.

  7. Todas as pessoas com sintomas de gripe devem permanecer em casa, realizando o isolamento domiciliar. Os contatos domiciliares da pessoa com sintomas de gripe diagnosticada também deverão realizar isolamento domiciliar por 14 dias seguindo as condutas preconizadas pelas Equipes de Saúde da Família ou de atenção em saúde.

Disclaimer: As medidas ayurvedicas acima não afirmam ser tratamento para COVID 19

Tradução e adaptação do texto por Dr. Danilo Maciel Carneiro, MD, PhD.

1- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Atenção Primaria à Saúde. Protocolo de Manejo Clinico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde. Brasília, MAR 2020.


2- INDIA. MINISTRY OF AYUSH. Ayurveda’s immunity boosting measures for self-care during COVID-19 crisis. Delhi. 31 MAR 2020.


Agende uma consulta com o Dr. Danilo


Entre em contato por meio dos telefones:

  • Márcia (62) 8552 - 7376

  • Verena (14) 9 9611 - 1812

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo%2520portal%2520veda_edited_edited.p

Danilo Maciel Carneiro CPF 361 274 501 - 87

Verena Farha Carneiro CPF 225 871 668 - 37

CEP 17490-970 Caixa Postal 11

Piratininga  - SP

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Busque no site

Página administrada por Co-labore: Produção de Conteúdo