Sabe quando a banana fica madurinha na sua fruteira? As vezes não da tempo de comer e não temos muito o que fazer com tantas bananas maduras, né? A banana é uma fruta que dá em qualquer lugar do Brasil e está recheada de nutrientes que fazem o nosso corpo funcionar melhor.
O problema é que quando ela fica madura demais, já não é boa para o consumo in natura. E é aí que podemos aproveita-las em receitas de dar água na boca.
Após testar várias receitas de bolo de banana “do bem”, consegui chegar em uma bem gostosa que não vai açúcar, nem glúten e nem lactose! Vamos para os ingredientes: 4 bananas maduras 3 ovos ½ x cháde óleo decoco ou girassol 1 colher sopa de açúcar decoco (opcional) 1 colher chá baunilha (extrato puro) 1 ½ x cháde aveia em flocos ½ x chá de amaranto ou quinoa em flocos 1 colher sopa de canela empó
1 colher sopa (rasa) de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
½ x chá de uvas passas lavadas e escorridas
½ x chá de ameixa seca e sem caroço lavadas e escorridas
½ x chá castanha do pará picadas
Cacau 100% pra untar a forma
Preparo:
No liquidificador coloque os ovos, a banana, o óleo e o açúcar de coco se optar em colocar (as vezes eu coloco pra ficar mais docinho), bater bem, acrescente metade das ameixas e das uvas passas (se preferir não deixar pedaços pode colocar tudo, as castanhas também) bater bem até ficar homogêneo. Caso goste de pedacinhos, acrescente o restante das frutas secas e castanhas e apenas mexa com a colher.
Numa vasilha misture a aveia, o amaranto ou a quinoa em flocos, a canela em pó e o fermento em pó, junte os ingredientes batidos do liquidificador e mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem uniformes. Unte uma forma com óleo de coco e polvilhe cacau em pó, se quiser decorar com pedaços de bananas e castanhas fica lindo tb. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, asse em forno médio, (teste do palito pra não grudar).
Bom apetite!
Comments