Uhhh... Babaganoush!

Tenho uma receita deliciosa pra compartilhar com vocês!


Como muitos sabem, sou descendente de libaneses e minha família pratica a arte da culinária árabe desde meus antepassados e graças a ALÁ, essa arte perdura em nossas mãos, mantendo assim, o dom e o amor em cozinhar para a família e amigos!


Dentre tantas receitas, tenho uma bem simples e deliciosa.

Babaganoush, já ouviu falar? Já provou?




Essa receita é incrível e fácil de fazer, se liga nos ingredientes:


3 berinjelas médias bem lisinhas, brilhantes e sem furos

2 dentes de alho esmagados/amassados

Suco de 1 limão

Sal e pimenta síria a gosto

2 colheres sopa de azeite de oliva extra virgem

2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)

2 colheres de folhas hortelã frescas picadas

E só.


Vamos ao preparo:

Existem 3 maneiras para grelhar a berinjela, minha família usa a velha técnica de colocar a berinjela direto na chama do fogão, mas pode ser na grelha da churrasqueira (se tiver rolando um churras), pode ser no forno também, mas já vou logo adiantar que no forno o sabor não fica o mesmo, mas pode fazer sem problemas e fica bom demais também.


Direto no fogão: coloque a berinjela direto na chama acesa do fogão até ficar bem preta e com a casca murcha, vire o lado até ficar inteira assim, ela vai soltar um caldinho no fogão (se prepara para a limpeza depois rss), faça isso com as 3 berinjelas.


O mesmo processo para a grelha na churrasqueira.


Para o forno: corte as berinjelas ao meio, regue um pouco de azeite e sal, coloque as berinjelas de boca para baixo na assadeira (isso vai manter a umidade) e leve ao forno por até 40 min, elas devem ficar macias.


Após grelhar as berinjelas à sua escolha:


Deixe-as esfriarem e com uma colher, retire sua polpa e coloque numa peneira por 10 minutos, isso vai retirar o excesso de água, para uma textura perfeita.


Pique a berinjela em pequenos pedaços numa tábua, pode dar batidinhas com a faca para ficarem bem miudinhas.


Leve para um refratário e acrescente o alho amassado, a tahine diluída em um pouco de agua e o suco de limão, o azeite, o sal, a pimenta e misture com um garfo até que tudo esteja encorpado. Prove e ajuste os temperos, se necessário.


Antes de servir, adicione azeite e hortelã picadinhos!


Pode acompanhar com pão integral, pita bread, falafel, torradas, saladas, tábua de queijos, puro, enfim, onde e como desejar!


Sahtayn!! (Bom apetite!)



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo