top of page
banner_site_interno02.png

O trabalho de um profissional Ayurvedista é conhecer as disfunções do Sistema Tridosha, dos Dhatus, Malas, Agni, Ojas, Srotas, etc, e da psicologia ayurvédica – pensamentos, emoções e comportamento humano. Uma vez alcançado o diagnóstico, esse profissional qualificado pode propor um plano de gestão, que incluirá a recondução do sistema Tridosha ao equilíbrio, bem como planos de acompanhamento e manutenção da saúde e harmonia.

No início, a maioria dos alunos e praticantes acha que é muito difícil diagnosticar com base nos princípios ayurvédicos, ou mesmo quando conseguem, ainda não se sentem satisfeitos.

 

Todavia, o diagnóstico ayurvédico pode ser muito claro e objetivo, desde que o profissional tenha qualidades como capacidade de observação, raciocínio lógico, conhecimento dos fundamentos do Ayurveda e adquira a habilidade de realizar os exames tradicionais por meio da prática continuada. É essencial obter um treinamento direto de um professor experiente, mas a proficiência vem pela prática contínua, assim como a autenticidade do diamante n&